Padrão de Capacidade: Identificar e Refinar os Requisitos
Detalhar um conjunto de requisitos (um ou mais casos de uso, cenários ou requisitos suplementares).
DescriçãoEstrutura de Decomposição de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Contexto
Descrição

Esta atividade descreve as tarefas executadas para recolher, especificar, analisar e validar um subconjunto de requisitos do sistema antes da implementação e da verificação. Isto não implica que todos os requisitos sejam detalhados antes do início da implementação. Ao invés disso, você executa esta atividade durante todo o ciclo de vida com os Stakeholder e toda a equipe de desenvolvimento, colaborando para assegurar que um conjunto claro, consistente, correto, verificável e praticável de requisitos esteja disponível, conforme o necessário, para direcionar a implementação e a verificação.

Durante a Concepção, o foco está em obter acordo sobre o problema a ser resolvido, recolhendo as necessidades dos Stakeholders e capturando as características de alto nível do sistema (veja a atividade Iniciar o Projeto).

Durante a Elaboração, o foco desloca-se para a definição da solução. Isto consiste em encontrar os requisitos que têm o maior valor para os Stakeholders, que são particularmente desafiadores ou de grande risco, ou que são arquiteturalmente significantes (veja Task: Encontrar e Descrever os Requisitos). Você então descreve os requisitos (que são priorizados, através da Lista de Itens de Trabalho, para implementação nas primeiras iterações) com detalhe suficiente para validar a compreensão da equipe de desenvolvimento sobre os requisitos, para assegurar a concordância dos Stakeholders, e para permitir o início do desenvolvimento do software (veja Task: Detalhar os Requisitos). Para cada um destes requisitos, definia os casos de teste associados para assegurar que os requisitos sejam verificáveis e fornecer a orientação necessária para verificação e validação (veja Task: Criar os Casos de Teste).

Durante a Construção, o foco desloca-se para o refinamento da definição do sistema. Isto consiste em detalhar os requisitos restantes e os casos de teste associados para direcionar a implementação e a verificação, e gerenciar a mudança nos requisitos (veja a atividade Executar Tarefas Contínuas).

Propriedades
Orientado a Eventos
Múltiplas OcorrênciasYes
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível