Esta atividade descreve as tarefas executadas para recolher, especificar, analisar e validar um subconjunto de requisitos do sistema antes da implementação e da verificação. Isto não implica que todos os requisitos sejam detalhados antes do início da implementação. Ao invés disso, você executa esta atividade durante todo o ciclo de vida com os Stakeholder e toda a equipe de desenvolvimento, colaborando para assegurar que um conjunto claro, consistente, correto, verificável e praticável de requisitos esteja disponível, conforme o necessário, para direcionar a implementação e a verificação.
Durante a Concepção, o foco está em obter acordo sobre o problema a ser resolvido, recolhendo as necessidades dos Stakeholders e capturando as características de alto nível do sistema (veja a atividade Iniciar o Projeto).
Durante a Elaboração, o foco desloca-se para a definição da solução. Isto consiste em encontrar os requisitos que têm o maior valor para os Stakeholders, que são particularmente desafiadores ou de grande risco, ou que são arquiteturalmente significantes (veja Task: Encontrar e Descrever os Requisitos). Você então descreve os requisitos (que são priorizados, através da Lista de Itens de Trabalho, para implementação nas primeiras iterações) com detalhe suficiente para validar a compreensão da equipe de desenvolvimento sobre os requisitos, para assegurar a concordância dos Stakeholders, e para permitir o início do desenvolvimento do software (veja Task: Detalhar os Requisitos). Para cada um destes requisitos, definia os casos de teste associados para assegurar que os requisitos sejam verificáveis e fornecer a orientação necessária para verificação e validação (veja Task: Criar os Casos de Teste).
Durante a Construção, o foco desloca-se para o refinamento da definição do sistema. Isto consiste em detalhar os requisitos restantes e os casos de teste associados para direcionar a implementação e a verificação, e gerenciar a mudança nos requisitos (veja a atividade Executar Tarefas Contínuas). |