Papel: Gerente de Projeto
Conduz o planejamento do projeto, coordena as interações com os Stakeholders e mantêm a equipe de projeto focada em alcançar os objetivos do projeto.
Conjuntos de Papéis: Papéis no OpenUP
Relacionamentos
Descrição Principal

Este papel:

  • Instrui a equipe para conduzir um resultado de êxito do projeto e aceitação do produto pelo cliente.
  • É responsável pelo resultado do projeto e pela aceitação do produto pelo cliente.
  • É responsável pela avaliação dos riscos do projeto e pelo controle destes riscos através de estratégias de atenuação.
  • Aplica o conhecimento, as habilidades, as ferramentas e as técnicas de gestão em uma grande quantidade de tarefas a fim entregar o resultado desejado para um projeto em particular de forma temporizada.
Criação da Equipe
Habilidades

Uma pessoa que execute este papel necessita das seguintes habilidades:

  • Capacidades de liderança e de construção de equipe.
  • Experiência completa no ciclo de vida de desenvolvimento de software para instruir, guiar e suportar outros membros da equipe.
  • Proficiente em solução de conflitos e em técnicas de solução de problemas.
  • Ser bom em apresentação, facilitação, comunicação e negociação.
Abordagens da Atribuição

Este papel é normalmente executado por uma única pessoa. Este papel é difícil de compartilhar com outras pessoas, mas não pode consumir toda a disponibilidade de uma pessoa.