Essa atividade é realizada durante todo o ciclo de vida do projeto. A meta desta atividade consiste em identificar riscos e questões suficientemente cedo de forma que possam ser atenuados, estabelecer as metas da iteração e apoiar a equipe de desenvolvimento para alcançar essas metas.
O gerente de projeto e a equipe iniciam a iteração. A priorização do trabalho para uma iteração ocorre. O gerente de projeto, os Stakeholders, e os membros da equipe acordam sobre o que deve ser desenvolvido durante esta iteração.
Os membros da equipe prontificam-se para o desenvolvimento de itens de trabalho nesta iteração. Cada membro da equipe subdivide os itens de trabalho em tarefas de desenvolvimento e estimam o esforço. Isto fornece uma estimativa mais precisa do tempo a ser gasto, e do que pode ser realisticamente feito, em uma determinada iteração.
À medida que a iteração estiver progredindo, a equipe se reúne regularmente para informar o status do trabalho concluído, o trabalho a ser feito, e os problemas que impedem o progresso. Em alguns projetos, esta verificação de status ocorre em reuniões diárias, o que permite um acompanhamento mais preciso de como o trabalho está progredindo em uma iteração. Conforme for necessário, a equipe faz correções para alcançar o que foi planejado. A idéia geral é que os riscos e os problemas sejam identificados e gerenciados em toda a iteração, e que todos conheçam o status do projeto de uma forma freqüente.
Durante a avaliação da iteração, o principal critério de sucesso é a demonstração de que a funcionalidade planejada foi implementada. As lições aprendidas são capturadas para modificar o projeto ou melhorar o processo. Se o final da iteração coincidir com o final da fase, tenha certeza que os objetivos para esta fase foram alcançados (veja Concept: Marco de Fase para mais informações). |