PráticaUma avaliação de iteração é uma reunião curta (até 4 horas) envolvendo a equipe e os Stakeholders, utilizando o incremento de solução como ponto focal para brainstorming e para considerar qual funcionalidade poderá ser adicionada na próxima iteração. Trata-se de uma reunião de pouca cerimônia, de forma que a equipe não deva gastar muito tempo preparando demonstrações e apresentações formais. As preparações podem ser focadas em uma demonstração com ritmo acelerado e na imaginação de uma boa história para apresentar os cenários previstos para a demonstração [ATZ07]. A equipe deve começar a reunião revendo a meta da iteração antes de apresentar a funcionalidade. A demonstração deve ser mantida no nível de negócios, deixando de fora os detalhes técnicos. Ela deve ser focada no que foi realizado ao invés de como foi feito. Se possível, o público deve tentar usar o produto. Pequenas correções de erros e características triviais não devem ser demonstradas, somente mencionadas, porque o público poderá perder o foco dos cenários mais importantes. A funcionalidade que não esteja realmente pronta (teste de aceitação) não deve ser apresentada. Os membros da equipe apresentam a funcionalidade do sistema e respondem as perguntas dos Stakeholders. Eles também registram as alterações solicitadas, funcionalidades esquecidas e idéias para novas características na Lista de Itens de Trabalho. Ao final da apresentação, os Stakeholders são questionados sobre suas impressões e a prioridade das mudanças. O rearranjo necessário na Lista de Itens de Trabalho é discutido com a equipe. Outros pontos de discussão podem incluir :
- As metas e os objetivos definidos foram atingidos? A liberação alcançou suas metas de funcionalidade e qualidade? A liberação alcançou as metas de desempenho e capacidade?
- Os riscos foram reduzidos ou eliminados? Foram identificados novos riscos?
- Todos os itens trabalho planejados foram abordados? Qual foi a velocidade da equipe em relação ao plano?
- Os usuários finais forneceram feedback favorável sobre o que foi construído nesta iteração?
- Foram solicitadas alterações no plano de projeto?
- Que partes da liberação atual serão colocadas em linha base? Que parte terá de ser re-trabalhada?
- Ocorreram mudanças externas, tais como mudanças no mercado, na comunidade de usuários ou nos requisitos que afetarão o plano do projeto?
Os Stakeholders e a equipe poderão também acordar que exista funcionalidade suficiente no sistema para fornecer imediato valor ao negócio e decidirão sobre a colocação da solução em produção. Neste caso, discuta quais itens de trabalho relacionados à implantação devem ser acrescentados à Lista de Itens de Trabalho. Para mais informações veja Guideline: Implantando a solução.
Valor
A Avaliação da Iteração proporciona uma oportunidade para todos conhecerem melhor a solução que está sendo construída e obter feedback vital por parte dos Stakeholders. Ela também obriga a equipe a realmente finalizar o trabalho e liberá-lo. |