Tarefa: Avaliar os Resultados
Demonstrar o valor do incremento da solução que foi construída durante a iteração e aplicar as lições aprendidas para modificar o projeto ou melhorar o processo.
Disciplinas: Gestão de Projeto
Objetivo
Para ajustar as expectativas em intervalos regulares no projeto, faça um brainstorming sobre os incrementos do produto e a adaptação do comportamento para os conhecimentos adquiridos.
Relacionamentos
Descrição Principal
O Gerente de Projeto é responsável por coordenar a avaliação. Ele ou ela discute com a equipe como os resultados da iteração serão mais bem apresentados aos Stakeholders para que eles possam aprender o máximo possível sobre a solução. O gerente de projeto também ouve o que a equipe tem a dizer sobre o que ocorreu certo e errado durante a iteração. Este conhecimento irá ajudar todos a tomar decisões para o planejamento da próxima iteração e determinar o melhor curso de ação para o projeto. Esta tarefa é executada ao final de cada iteração até o final do projeto.
Passos
Revise os resultados da iteração

Próximo ao fim da iteração, a equipe deve avaliar em conjunto se os objetivos e os critérios de avaliação estabelecidos no Plano de Iteração foram alcançados, e se a equipe aderiu ao plano da iteração e concluiu todos os itens de trabalho atribuídos à iteração. Eles podem usar medidas objetivas na maior extensão possível. Para avaliar que um Item de Trabalho foi concluído, a equipe deve assegurar que os casos de teste correspondentes estejam funcionado.

Demonstrar valor e obter feedback

A equipe deve demonstrar o produto ao cliente, aos usuários finais e aos outros Stakeholder para obter seu feedback, ou melhor ainda, permitir que os usuários utilizem o produto por conta própria. Isto deve ser feito durante a iteração, ou pelo menos em uma sessão separada próxima ao fim da iteração (veja Guideline: Avaliação da Iteração). O trabalho que não estiver completo não deve ser demonstrado. O conhecimento resultante, tal como novas funcionalidades, alterações solicitadas e defeitos são registrados na Lista de Itens de Trabalho, de modo que as prioridades, o escopo e a duração do projeto possam ser refinados no planejamento da próxima iteração.

Execute uma retrospectiva

Revise com a equipe a abordagem feita para o desenvolvimento e colaboração, a eficácia do ambiente de desenvolvimento, o ambiente de trabalho apropriado e outros fatores. Discuta o que ocorreu com sucesso, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser alterado para entregar melhores resultados. Capture os resultados da avaliação no Plano de Iteração corrente, bem como o feedback dos Stakeholders e as ações a serem feitas para melhorar a abordagem de desenvolvimento para a próxima iteração. Registre as lições aprendidas no Plano de Projeto para serem usadas no futuro. Você pode querer alavancar o EPF Composer para melhorar o processo pela incorporação das lições bem sucedidas no projeto e aprimorar os templates, listas de verificação, atividades e etapas ou introduzir novas práticas e orientações. Veja Supporting Material: Recursos Para Modificar Métodos para mais informações.

Quando o período de avaliação coincide com o final de uma fase, a revisão de marco correspondente ocorre. Estas são revisões informais do trabalho realizado quando a equipe e os Stakeholders concordam em avançar o projeto para a próxima fase, abrangendo um conjunto de iterações, com uma nova meta comum, de acordo com a ênfase da fase seguinte. Para maiores informações, consulte Concept: Marco de Fase.

Encerre o projeto

Este passo deve ser executado somente quando a revisão da iteração coincidir com o fim do projeto. Envolva a equipe e os Stakeholders em uma avaliação final para aceitação do projeto que, se bem sucedida, irá marcar o ponto quando o cliente aceitou a posse do produto de software. Termine o encerramento do projeto liberando os recursos restantes e re-alocando a equipe restante.

Informações Adicionais