Papel: Arquiteto
Este papel é responsável por definir a arquitetura de software, incluindo a tomada das principais decisões técnicas que orientam todo o design e a implementação do projeto.
Conjuntos de Papéis: Papéis no OpenUP
Relacionamentos
Descrição Principal

Este papel conduz ou coordena o design técnico do sistema e tem a responsabilidade total de facilitar as principais decisões técnicas expressas na forma de arquitetura de software. Isto normalmente inclui a identificação e documentação dos aspectos arquiteturalmente significantes do sistema como visões que descrevem requisitos, design, implementação e distribuição.

Este papel também é responsável por fornecer o raciocínio para estas decisões, balancear os interesses dos Stakeholders, reduzir os riscos técnicos e assegurar que as decisões sejam eficazmente comunicadas, validadas e seguidas.

Este papel está bastante envolvido na organização da equipe em torno da arquitetura, trabalhando junto ao Gerente de Projeto na alocação da equipe e no planejamento do projeto.

Criação da Equipe
Habilidades

Os arquitetos devem ser pessoas experientes com maturidade, visão e uma profunda experiência que permita descobrir problemas rapidamente, fazendo julgamentos críticos educados no caso da ausência de informações completas. A pessoa deve possuir especificamente a seguinte combinação de qualificações:

  • Experiência nos domínios de problemas e de engenharia de software, com evidência de uma compreensão completa dos requisitos para resolver o problema e a participação ativa no desenvolvimento do software. Se houver uma equipe, esta experiência pode ser representada por membros diferentes da equipe, mas pelo menos uma pessoa deve estar capacitada para fornecer a visão total do projeto.
  • Habilidade de liderança para motivar e manter constante o esforço técnico das várias equipes e tomar decisões críticas sob pressão e de forma rápida. Para ser eficaz, este papel deve ter autoridade para tomar decisões técnicas.
  • Excelente comunicação habilidades para ganhar a confiança, persuadir, motivar e ser mentor. Este papel não pode liderar por imposição, mas somente pelo consentimento de toda a equipe de projeto. Para ser eficaz, esta pessoa deve ganhar o respeito dos membros da equipe, do Gerente de Projeto, do cliente e da comunidade de usuários, bem como da equipe de gestão.
  • Orientado a metas e pró-ativo orientação com foco persistente em resultados. Esta pessoa é a força de condução por trás do projeto, não é um visionário ou um sonhador. A carreira de um arquiteto bem sucedido é uma longa série de decisões feitas sob incerteza e pressão. Somente aqueles que têm o foco em fazer o que é necessário ser feito serão bem sucedidos.

De um ponto de vista de conhecimento, este papel necessita também mostrar habilidades de design e de implementação. Entretanto, pela perspectiva de design, o arquiteto eficaz demonstra tipicamente os seguintes traços:

  • Tende a ser um generalista, ao invés de um especialista, que conhece muitas tecnologias em alto nível ao invés de poucas tecnologias em nível detalhado
  • Toma as maiores decisões técnicas, demonstrando desse modo grande conhecimento e experiência, bem como habilidades de comunicação e liderança
Abordagens da Atribuição

A pessoa que ocupa este papel deve estar engajada no projeto do início ao fim.

Para pequenos projetos, uma única pessoa pode agir como Arquiteto e Gerente de Projeto. Entretanto, é melhor que estes papéis sejam executados por pessoas diferentes para assegurar que as pressões de um não causem a negligência do outro. O Arquiteto e o Gerente de Projeto devem trabalhar juntos.

Principais Considerações
Informações Adicionais