Tarefa: Planejar a Iteração
Uma tarefa colaborativa que planeja o escopo e as responsabilidades para uma única iteração, definindo as metas e os critérios de avaliação.
Disciplinas: Gestão de Projeto
Objetivo

Para identificar o próximo incremento de capacidade para o sistema, e criar um plano genérico para atingir essa capacidade em uma única iteração.

Relacionamentos
Descrição Principal

Durante o planejamento do projeto, as iterações são identificadas, mas as estimativas possuem uma incerteza aceitável devido à falta de detalhes na concepção do projeto. Esta tarefa é repetida em cada iteração durante uma entrega. Isto permite que a equipe aumente a precisão das estimativas para uma iteração, visto que mais detalhes sobre o projeto serão conhecidos. O Gerente de Projeto tem a responsabilidade de garantir que a equipe comprometa-se com uma quantidade razoável de trabalho para a iteração, baseado no desempenho da equipe nas iterações anteriores.

Passos
Priorize a Lista de Itens de Trabalho
A Lista de Itens de Trabalho deve ser priorizada antes do planejamento da próxima iteração. Considere o que mudou desde o último plano de iteração, tal como novas solicitações de mudança, mudança das prioridades dos Stakeholders ou novos riscos que foram encontrados.
Refine o plano de projeto
Dependendo dos resultados da avaliação da iteração prévia, o Gerente de Projeto pode necessitar revisar o Plano de Projeto. As mudanças necessárias podem abranger a necessidade de adquirir novos recursos, absorver um aumento de esforço não planejado ou implementar uma solicitação de mudança específica. Se uma mudança afetar algum marco de projeto definido, o Gerente de Projeto deve consultar os Stakeholders antes de executá-la.
Defina os objetivos da iteração

Trabalhe com a equipe para refinar os objetivos da iteração encontrados no Plano de Projeto, e documente-os no Plano de Iteração para fornecer direção de alto nível do que deve ser feito na iteração. Os objetivos devem ser alcançados com base nas prioridades dos Stakeholder, e serão revisados assim que o plano da iteração for finalizado. Estes objetivos são normalmente definidos como cenários ou capacidades de alto nível que necessitam ser implementados e testados durante a iteração para entregar um aumento de valor ao cliente.

Atribua trabalho a iteração

O Gerente de Projeto trabalha com o resto da equipe, e especialmente com os Stakeholders do projeto, para identificar, na Lista de Itens de Trabalho, os itens de trabalho de alta prioridade a serem tratados. Os objetivos de alto nível fornecem orientação para quais itens de trabalho devem ser considerados. O Plano de Iteração da iteração anterior deve incluir uma avaliação dos resultados e também pode ser usado como entrada para o planejamento da iteração atual. A equipe revisa sua velocidade e determina a quantidade de trabalho que pode ser feito na iteração. A equipe divide esses itens de trabalho em tarefas que são atribuídas a iteração e estima o esforço para concluir cada tarefa (veja Guideline: Estimativa Ágil). A duração típica das tarefas varia de meio dia a dois dias.

Quando uma equipe decidir fazer um Item de Trabalho, ela irá atribuir o trabalho a um ou mais membros da equipe. De uma forma ideal, isto é feito pela prontificação dos membros da equipe para executar o trabalho, desde que isto faça com que as pessoas fiquem motivadas e comprometidas para fazê-lo, mas dependendo da cultura, a atribuição do trabalho poderá ser feita pelo gerente de projeto.

Revise os Riscos

Durante o projeto, novas hipóteses e dúvidas podem surgir. A equipe identifica e prioriza novos riscos como parte do planejamento da iteração e atualiza a Lista de Riscos. As respostas aos ricos são adicionadas na Lista de Itens de Trabalho, influenciando o trabalho que esta sendo planejado para a iteração.

Defina critérios de avaliação

Cada iteração deve incluir os testes como parte da avaliação, e os objetivos de teste e casos de teste que necessitam ser detalhados. Outros critérios de avaliação podem ser demonstrações bem sucedidas para os principais Stakeholders, ou o uso favorável por um grupo pequeno de usuários selecionados. Documente os critérios de avaliação no Plano de Iteração.

Informações Adicionais