Introdução ao Gerenciamento de Risco
Todo projeto contem um pouco de incerteza. O Gerenciamento de Risco trata desta incerteza, tentando compreender sua influência no projeto. A finalidade da Gestão de Riscos é aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto [PMI04]. O gerente de projeto, a equipe e os Stakeholders devem ser envolvidos no gerenciamento de riscos.
Identifique os Riscos
Identifique os riscos assim que o projeto iniciar e documente-os na Lista de Riscos. Continue identificando e gerenciando os riscos durante todo o projeto. Um erro comum é identificar riscos somente no começo do projeto e somente acompanhar o status destes riscos iniciais. A Lista de Riscos deve ser revisada semanalmente, ou no mínimo quando da execução da tarefa Planejar a Iteração, para adicionar qualquer risco descoberto.
Priorize os Riscos
Priorize os riscos para uma análise ou ação futura. Uma boa abordagem para priorizar os riscos é ter um atributo chamado magnitude do risco, uma combinação da probabilidade e do impacto do risco. Cada iteração fornece a possibilidade para uma melhor compreensão das necessidades dos Stakeholders, as capacidades da equipe, a tecnologia em mãos, etc. Capture, qualifique e priorize os riscos à medida que forem encontrados. Os riscos de alta magnitude são tratados primeiramente, melhorando assim as possibilidades de sucesso do projeto e minimizando a incerteza. Veja Template: Lista de Riscos para maiores informações.
Selecione Estratégias de Resposta ao Risco
Você deverá atenuar ou identificar, o mais cedo possível, os riscos de maior prioridade no projeto. Para conseguir isto você precisa ter um bom controle sobre os riscos que o projeto irá enfrentar, e ter estratégias claras de como atenua-los ou trata-los. Uma vez que você tenha escolhido um conjunto de riscos para acompanhar, elabore opções e determine ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças, selecionando uma estratégia, conforme descrito em Concept: Risco. Às vezes podem ser definidas estratégias para cada causa, em vez de cada risco, eliminando vários riscos de uma só vez.
Planeje Resposta ao Risco
Para cada estratégia selecionada, identifique e atribua tarefas para aplicar a estratégia ao risco dado. Coloque estas tarefas na Lista de Itens de Trabalho, para que possam ser atribuídas às iterações. Mantenha uma referência ao risco para a rastreabilidade. O esforço deve ser apropriado à magnitude do risco. Evite gastar mais na prevenção de uma ameaça do que no impacto da ocorrência do risco.
Monitore os Riscos
|