Artefato: Design
Este artefato descreve a realização da funcionalidade necessária para o sistema em termos de componentes e serve como uma abstração do código fonte.
Domínios: Desenvolvimento
Tipos de Produto de Trabalho: Solução
Objetivo

Descrever os elementos do sistema de forma que possam ser examinados e compreendidos de uma maneira não possível pela leitura do código de fonte.

Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Este produto pode descrever múltiplas visões estáticas e dinâmicas do sistema a serem examinadas. Embora várias visões possam focar questões divergentes e aparentemente independentes de como o sistema será construído e funcionará, elas devem permanecer juntas e sem contradições.

Ele descreve os elementos que comporão o sistema implementado. Comunica abstrações de partes particulares da implementação e pode descrever um subsistema encapsulado, uma análise de alto nível do sistema, uma visão do sistema em um só contexto ou outras perspectivas que explanam uma solução para um problema específico que necessitem ser comunicadas.

Ilustrações
Templates
Adaptação
Impacto de não ter

A implementação prosseguirá com decisões táticas detalhadas e inconsistentes que conduzem a um software de baixa qualidade.

Motivos Para Não PrecisarAlgumas representações do design sempre serão necessárias. Em circunstâncias onde um projeto envolve a aplicação de estratégias existentes e bem compreendidas para a arquitetura e o design, é possível que você não necessite de um novo design. Nestes casos, você pode simplesmente referenciar algum design existente.
Opções de Representação

É importante que o autor deste produto de trabalho seja capaz de analisar as principais decisões sobre a estrutura e o comportamento do sistema e comunicá-las aos outros colaboradores. É também importante que estas decisões possam ser comunicadas em vários níveis de abstração e de detalhe. Alguns aspectos do design podem ser representados por código fonte, possivelmente com algumas anotações extras. Mas representações mais abstratas do design estarão em um nível mais alto do que o código fonte.

As representações mais abstratas podem usar várias opções de representação. A UML pode ser usada tanto estritamente como informalmente; é uma notação preferida baseada em sua semântica rica e em largo uso na indústria. Outras técnicas podem ser usadas para comunicar o design. Ou o design pode usar uma mistura das técnicas se for aplicável.

Não é da responsabilidade deste processo se o registro destas representações será feito em um quadro branco ou em uma ferramenta formal. Mas todas as representações, caracterizadas como formais ou informais, devem comunicar as decisões técnicas incorporadas pelo projeto sem ambigüidades.

Informações Adicionais
Listas de Verificação
Conceitos